Programas de Desenvolvimentos de Lideranças (PDLs)

Aquataluxe Rodrigues e Anna Laura Schmidt no Encontro de Desenvolvimento de Lideranças em São Paulo (SP).

Visando fortalecer a gestão estratégica de pessoas em governos estaduais e municipais, a Motriz, com o nosso apoio, ampliou em 2024 significativamente sua atuação em Programas de Desenvolvimento de Lideranças (PDLs) no setor público. No total, cerca de 249 lideranças foram formadas por meio desses programas, impactando uma rede de mais de 2.300 servidores.

O PDL de Minas Gerais formou lideranças em 22 entidades estaduais, e o programa de mentoria no Rio Grande do Sul promoveu a troca de experiências entre líderes públicos.

No Rio de Janeiro, o Programa Líderes Cariocas alinhou-se ao planejamento estratégico da prefeitura, focando em competências técnicas, intraempreendedorismo e gestão de talentos.

“A parceria com a Motriz permite fortalecer a gestão estratégica de pessoas na SME-Rio. Em 2024, tivemos avanços importantes com o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, alcançando mais de 150 executivos com capacitações definidas a partir de necessidades identificadas para cada indivíduo. A parceria permitiu também a integração da equidade como dimensão basilar em todos os processos, da seleção ao reconhecimento, qualificando a abordagens técnicas nessas frentes. Ao longo do ano tivemos enfim a formação dos pontos focais de RH, visando uma maior capilaridade da politica de gestão de pessoas nos diferentes setores. Ter lideranças preparadas é chave para transformar a gestão educacional e entregar uma educação pública de qualidade, conectada às realidades e justa para todos.”

Antoine Lousao

Subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Educação
“Há seis anos, o Transforma Minas vem implementando ações inovadoras em três frentes: atração e seleção, desenvolvimento e desempenho e engajamento, com foco em lideranças estratégicas da administração pública mineira. O grande diferencial foi a parceria com a Vamos, que aportou metodologias e ferramentas para estruturar as frentes de trabalho, contratar especialistas e fortalecer a capacidade institucional do estado. Em 2024, mais de 300 lideranças participaram de programas que promoveram uma jornada formativa robusta, alinhada às diretrizes do governo, com foco em competências, desempenho e liderança adaptativa. O trabalho integrado entre os níveis hierárquicos e a atuação nos territórios impulsionaram a melhoria contínua da gestão pública e o fortalecimento do engajamento de equipes em diferentes órgãos governamentais.”

Maria Muniz

Superintendente Central de Políticas de Recursos Humanos de Minas Gerais