Estudante da rede municipal de ensino de Itacoatiara (AM).

O programa atua em parceria com Secretarias de Educação da Região Amazônica, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de metodologias inovadoras e adaptadas às necessidades de cada território. Essas abordagens valorizam os saberes locais, contribuem para a redução das desigualdades educacionais e incentivam a construção de meios de vida sustentáveis na região.

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Ulianópolis (PA)

O IDEB de Ulianópolis foi de 6,2 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2023. Esse resultado é superior tanto à meta definida pelo Ministério da Educação (MEC) para o município, quanto à média da rede pública do Pará, que foi de 4,8.

Manicoré (AM)

Em um território maior que a Holanda, com mais de 140 escolas, das quais apenas 13 estão na zona urbana, o município mobilizou mais de 20 polos de formação para assegurar que cada pauta-orientadora chegasse a todos os educadores. Isso exigiu um esforço logístico e colaborativo de grande escala. Ainda assim, a rede conseguiu replicar três formações diferentes e, em todas as ocasiões, alcançou 100% dos docentes, consolidando um compromisso coletivo exemplar com a qualidade da educação no município.

“Eu tinha consciência de que precisaríamos de um apoio maior para superar as dificuldades. Era preciso um aporte, mas só o financeiro não resolve. É preciso uma parceria entre a gestão escolar, a família e os alunos. Mas, como fazer isso? Aí é que entra a importância de termos sido selecionados para o programa Plantar, que fez toda diferença.”

Walmir Nogueira Moraes

Secretário Municipal de Educação de Ulianópolis (PA)
“A atuação do Plantar tem impactado na implementação de políticas educacionais de forma mais eficiente e sistêmica, com apoio à implementação de Avaliações Diagnósticas e Formativas, uso de instrumentos de acompanhamento de resultados e intervenções pedagógicas mais assertivas. A cultura da avaliação como indutora da aprendizagem se destaca, sobretudo em redes não alcançadas pelo Saeb. Também foi relevante a estruturação do Acompanhamento Pedagógico, mesmo diante da seca extrema de 2024.”

Neurizete Nascimento

Ex-Secretaria de Educação do Estado do Amapá e atual e Consultora Pedagógica do Plantar

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