Em 2024, a VAMOS, parceria com a finalidade de fortalecer as lideranças do setor público, destacou-se pelo apoio à atuação da Motriz, especialmente na condução da iniciativa Fortalecer, que visa qualificar a gestão estratégica de pessoas em estados e municípios brasileiros. Um dos marcos do ano foi a conclusão de três parcerias emblemáticas nos estados de Alagoas, Minas Gerais e Piauí, que se tornaram referência em práticas inovadoras, com ênfase na integração de políticas de equidade de raça e gênero à gestão de pessoas.

O apoio da VAMOS ao Fortalecer foi decisivo para a realização de ações-chave de equidade racial e de gênero em 10 estados e 3 municípios, com iniciativas como censos de servidores, oficinas de letramento e trilhas formativas.

Também com o apoio da VAMOS, o Movimento Pessoas à Frente atuou ativamente pela aprovação da Lei de Cotas no Serviço Público e pela sanção da lei que moderniza os concursos públicos. Foram lançados o Guia de Gestão de Pessoas para Lideranças Municipais, diversas notas técnicas e um estudo sobre a presença de mulheres em cargos de liderança na burocracia federal.

Práticas Inovadoras

Em Minas Gerais, o programa Transforma Minas fortaleceu a profissionalização na seleção e gestão de lideranças no serviço público, com mais de 500 processos seletivos realizados em 24 órgãos estaduais.

No estado de Alagoas, a inovação ocorreu com a criação de uma trilha de equidade na Secretaria de Planejamento, envolvendo o letramento da alta liderança e o desenvolvimento de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs). 

Já no Piauí, com o Projeto Equidados, o estado fortaleceu o compromisso com a diversidade e equidade no serviço público. A Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) coordena ações para combater as discriminações e ampliar políticas inclusivas.

Gisele Silva, Marcela Carvalho e Tati Perfoll no Encontro de Desenvolvimento de Lideranças na Fundação Lemann, em São Paulo (SP).
Saiba mais
“Se os principais recursos dos governos são orçamento e gente, fica fácil entender a
potência dos investimentos sociais privados em gestão de pessoas. É nesse contexto que a Parceria Vamos atua há sete anos. O Fortalecer e o Movimento Pessoas à Frente mostram que é possível gerar mudanças reais hoje e preparar o caminho para transformações estratégicas e duradouras no setor público.”

Gláucia Macedo

Gerente Programática do Instituto Humanize
“No estado do Piauí, promover esta equidade na gestão pública é fundamental para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua cor, raça ou gênero, tenham acesso igualitário a oportunidades e direitos, e um dos primeiros passos é termos em mãos dados que venham a nortear políticas públicas.”

Bruna Iwata

Diretora de Planejamento Estratégico e Participativo da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan).