
A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) apoia o poder público estadual no desenvolvimento e implementação de políticas voltadas à melhoria da aprendizagem no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização das crianças no tempo adequado.
Os resultados da avaliação de fluência leitora de 2024 evidenciam avanços na alfabetização: cresceu o porcentual de crianças leitoras ao final do 2º ano.
Fluência leitora e avaliação PARC
A alfabetização permite às crianças o desenvolvimento da autonomia para se comunicar de diversas formas, adquirir novos conhecimentos e aprimorar habilidades em diferentes áreas. Uma das dimensões desse processo é a fluência em leitura: capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos.
Seguindo a métrica do CAEd/UFJF, adotada nas avaliações de fluência leitora nos estados da PARC, considera-se no nível adequado a criança que, ao final do 2º ano, leia mais de 66 palavras por minuto com precisão superior a 90%.
Desde 2019, a avaliação de fluência leitora é aplicada nos estados parceiros da PARC de forma censitária. Em 2024, mais de 1,3 milhão de crianças de 17 estados parceiros fizeram a avaliação. Os estudantes são classificados em perfis: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente, de acordo com seu desempenho na prova. O resultado da prova é compartilhado com as redes de ensino, escolas e professores para apoiar o trabalho em sala de aula.


