
Desde 2018, o Educar pra Valer (EpV) tem apoiado as redes municipais em quatro pilares: gestão, ação pedagógica, monitoramento e avaliação, e sustentabilidade das ações.
Além de prestar assessoria técnica e fomentar boas práticas de gestão, o programa aprimorou o Sistema de Avaliação Educar pra Valer (SAEV), tornando-o mais acessível e estratégico para qualificar a análise pedagógica. O SAEV é uma ferramenta que avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, gerando dados que orientam ações pedagógicas mais eficazes. Em 2024, a metodologia de avaliação foi adotada de maneira integral por todos os municípios Espírito Santo (ES) e Amapá (AP).


Princesa Isabel (PB)
Com o compromisso de garantir que nenhuma criança fique fora da escola ou sem aprender, o município de Princesa Isabel, no sertão paraibano, tem protagonizado uma verdadeira transformação na educação. Desde 2019, ao integrar a Aliança pela Alfabetização, fortaleceu a formação e valorização dos professores, adotou materiais didáticos de qualidade e mobilizou toda a comunidade escolar em torno de um objetivo comum: alfabetizar todas as crianças na idade certa. Os resultados não poderiam ser mais inspiradores. Ao final de 2024, 96% dos alunos se tornaram leitores fluentes, e o município conquistou posição de destaque no IDEB de 2023, integrando o top 5 dos índices da Paraíba, com nota 7,4. Essa conquista reafirma que, com união, investimento e vontade política, é possível transformar vidas por meio da educação.
Fonte: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) e Avaliação de Fluência PARC 2024.
Queimadas (PB)
Com grande parte do território na zona rural e turmas multisseriadas, o município tem avançado na alfabetização graças à estruturação de profissionais técnicos na Secretaria de Educação e à atuação alinhada aos eixos do programa: avaliação, acompanhamento e formação. Como resultado, ao final de 2024, 97% dos alunos do 2º ano estavam alfabetizados, quase 50% das escolas foram premiadas no SIAVE, e o município conquistou a 3ª melhor nota do estado no IDEB de 2023, com índice de 7,9, demonstrando que planejamento e compromisso coletivo são capazes de transformar a educação.
Fonte: Sistema de Avaliação Estadual da Paraíba (SIAVE), ldeb e Avaliação de Fluência PARC 2024.