
Coalizão para Educação Integral para Adolescentes
Estudantes que participam do Ginásio Educacional Tecnológico Nilo Peçanha, no Rio de Janeiro (RJ).Com foco no desenvolvimento integral, expansão da carga horária, valorização do protagonismo juvenil e na equidade racial, a Coalizão busca garantir que adolescentes ingressem, permaneçam e aprendam na escola, por meio da promoção de práticas pedagógicas coerentes, inovadoras e acolhedoras.
Ao longo de 2024, a Coalizão consolidou sua atuação em diversos estados brasileiros, como Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Paraíba, com destaque para o apoio aos programas que dão suporte direto às redes de ensino. As ações focaram no fortalecimento de um Modelo Pedagógico da Escola para Adolescentes.
-

No Ceará, a Secretaria Estadual de Educação liderou a construção coletiva de um caderno de eletivas, em parceria com os 184 municípios cearenses, reforçando o regime de colaboração e expandindo a visão de escola integral.
-

No Recife, formações em educação antirracista, antissexista e anticapacitista mobilizaram gestores e lideranças locais, com a criação de um núcleo temático previsto para 2025.
-

Na Paraíba, mais de 140 diretores iniciaram uma trilha de formação voltada à equidade e adolescência, acompanhada pela implementação do Marco de Gestão Escolar.
-

Já no Rio de Janeiro, seminários e um plano de ação voltado à melhoria de indicadores educacionais contribuíram para a consolidação de práticas interdisciplinares e preventivas, como o Protocolo de Prevenção à Violência e o Guia de Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER).






