
Eventos e acontecimentos
Imersão na Índia
A Fundação Lemann (FL) viabilizou — no âmbito de seu Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) — uma missão técnica em Bangalore, organizada pelo MGI, para aprofundar conhecimentos sobre Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs). O encontro promoveu intercâmbios entre lideranças brasileiras e indianas, com destaque para organizações como EkStep Foundation e o International Institute of Information Technology Bangalore (IIIT-B). A agenda incluiu workshops sobre Identidade Digital, Plataformas de Interoperabilidade e Serviços Públicos Digitais, buscando inspirar soluções escaláveis e inovações tecnológicas aplicáveis ao contexto brasileiro. Participaram da imersão servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), do MGI, do Ministério da Educação (MEC) e da Prefeitura do Recife, além de representantes do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
AI Tech Tour 2024
Organizado pela Fundação Lemann, AI Tech Tour 2024, levando lideranças do terceiro setor brasileiro para uma experiência de cinco dias no Vale do Silício (EUA). A iniciativa explorou o efeito da Inteligência Artificial (IA) na educação, abrangendo visitas a empresas de tecnologia, startups, Universidade de Stanford e escolas inovadoras.
Imersão sobre o Futuro das Adolescências
Em parceria com o Departamento de Economia de Zurique, a fundação Lemann promoveu uma imersão entre Brasil e Suíça, em que especialistas e representantes de secretarias de Educação brasileiras visitaram instituições de ensino suíças. Na ocasião, debateram os desafios e as estratégias voltadas ao desenvolvimento dos adolescentes no nosso país.
Diálogos pela Equidade na Educação
Promovido pela Fundação Lemann, em parceria com o Centro Lemann e o Núclero de Estudos Raciais do Insper (NERI), o encontro reuniu participantes em São Paulo para discutir a incorporação da equidade na pesquisa aplicada à Educação Básica. O evento contou com especialistas como Sonya Douglass (Universidade de Columbia), que falou sobre a valorização da cultura negra no currículo; e Martin Carnoy (Universidade de Stanford), que abordou a equidade educacional.
AI Opportunity Summit
O CEO da Fundação Lemann, Denis Mizne, foi palestrante no AI Opportunity Summit for UN Leaders, realizado em Nova York. No painel com o tema “Inteligência Artificial (IA) na Educação”, discutiu com Sandeep Bapna (Khan Academy) sobre os impactos da tecnologia no ensino, incluindo currículo, conectividade e políticas públicas. O evento reuniu mais de 100 lideranças globais para debater o papel da IA no terceiro setor e no desenvolvimento sustentável.
8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação
O 8º Congresso da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, com apoio da Fundação Lemann, reuniu mais de 600 pessoas para debates e oficinas sobre Crise Climática, IA, Eleições, Educação Infantil, Educação Antirracista e Educação Midiática. Participaram nomes como Manuel Palacios (Inep), Macaé Evaristo (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e Silvia Bacher (Unesco MIL Alliance).
Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
O evento movimentou a Enap com mais de 15 mil pessoas inscritas e cerca de 4 mil participantes presenciais. Foram mais de 120 instituições e 600 horas de programação sobre Inovação, Inclusão, Primeira Infância, Acessibilidade e Tecnologia.
Prêmio IEEE Connecting the Unconnected Challenge
A MegaEdu conquistou o primeiro lugar no IEEE Connecting the Unconnected Challenge, na categoria Soluções Inovadoras. O reconhecimento veio pelo desenvolvimento de um assistente de conectividade via WhatsApp, auxiliando diretores escolares com informações sobre internet, equipamentos tecnológicos e programas de governo.
Nova Escola no HundrED Global Collection 2025
A Nova Escola foi selecionada para o HundrED Global Collection 2025, que destaca as 100 inovações educacionais mais impactantes do mundo. Com mais de 3,8 milhões de usuários mensais, um acervo de 6 mil planos de aula e a distribuição de 500 mil materiais didáticos, a plataforma é referência no Brasil. Foram analisadas mais de 3 mil iniciativas de 53 países em áreas como Sustentabilidade, Bem-estar e Aprendizado Colaborativo.