Educação

Por uma educação que engaja, inclui e transforma

Estudante da rede municipal de ensino de Nova Venécia (ES).
Estudante da rede municipal de ensino de Itacoatiara (AM).

Nos últimos anos, o país avançou no enfrentamento dos desafios da aprendizagem de crianças e adolescentes na idade adequada. Iniciativas, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o Programa Escolas das Adolescências demonstram um compromisso renovado com a educação pública e com a superação das desigualdades educacionais.

Nesse contexto, o ecossistema da Fundação Lemann atua de forma colaborativa para impulsionar soluções estruturais, conectando organizações, especialistas, governos e gestores públicos em uma rede baseada em evidências e no apoio à implementação de políticas públicas. Por meio de pesquisas, estudos e investimentos direcionados, fortalecemos programas que ampliam o acesso à educação de qualidade e promovem um sistema mais justo, responsivo e inclusivo.

“Estamos vendo, na prática, que é possível melhorar a educação pública brasileira. Quando mais crianças são alfabetizadas na idade certa e mais adolescentes permanecem na escola com propósito e aprendizagem adequada, colhemos os frutos de políticas públicas consistentes e da colaboração entre diferentes atores governamentais e não governamentais. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas seguimos comprometidos com uma educação pública que garanta aprendizagem com equidade desde os primeiros anos escolares. É assim que construímos um Brasil com mais justiça e oportunidades reais para todos.”

Daniela Caldeirinha

Vice-presidente de Educação da Fundação Lemann